Offline
Município encerra capacitação de monitores de transporte escolar para atendimento inclusivo
Por Administrador
Publicado em 02/08/2025 09:10
GERAL

Município encerra capacitação de monitores de transporte escolar para atendimento inclusivo

 

 

Cerca de 30 monitores escolares do município de Corumbá participaram, nesta semana, de um curso de formação promovido por uma parceria entre a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetrat), Secretaria de Educação e outros órgãos da rede de proteção à infância. A capacitação, realizada em resposta a uma demanda identificada pela própria Secretaria de Educação; Agetrat e Escola de Governo (EGOV), visa qualificar o atendimento dentro dos veículos de transporte escolar do município, abrangendo tanto a rede pública quanto o serviço particular.

 

Segundo Juciane dos Santos, técnica da Agetrat, a iniciativa é um cumprimento de recomendações legais que exigem a presença de profissionais capacitados nos ônibus escolares. A formação tratou de temas como atendimento a crianças com necessidades especiais, postura do monitor como servidor público, relacionamento com as equipes de trabalho e escolas, direção defensiva e primeiros socorros. “Essa formação vem agregar conhecimento, tendo em vista que é uma função de muita responsabilidade. Eles estarão cuidando de um público vulnerável, que exige redobrada atenção dos profissionais”, destaca a técnica.

 

Além dos conteúdos operacionais e comportamentais, os participantes receberam orientações sobre gerenciamento de conflitos—a partir da constatação de que situações de crise ou desentendimentos podem ocorrer durante o transporte escolar—e sobre o papel de cada um na rede de proteção à criança e ao adolescente. As palestras contaram com o apoio de psicólogas encaminhadas pela assistência social e de professoras especializadas, além do corpo técnico da própria Agetrat.

 

A capacitação se concentrou nos monitores escolares e não inclui, nesta etapa, os motoristas, que serão contemplados em um treinamento posterior. O objetivo é garantir maior segurança e qualidade no atendimento aos estudantes, cuja faixa etária vai de 4 a 18 anos, incluindo também jovens do ensino médio em período noturno. A formação, realizada entre 28 e 31 de julho, também teve participação da Escola de Governo (EGOV).

 

 *ASCOM PMC

Comentários
Comentário enviado com sucesso!