Santa Casa de Corumbá emite nota sobre óbito de feto na Maternidade
NOTA À IMPRENSA
Em Nota oficial divulada na tarde desta quinta-feira (14), assinada pela Junta Interventora da Associação Beneficente de Corumbá, Santa Casa, comunica e presta esclarecimentos sobre o falecimento do bebê.
A Associação Beneficente de Corumbá – Santa Casa de Corumbá, inscrita no CNPJ nº 03.381.498/0001-78, sito à Rua XV de novembro, nº 854, Centro, administrada pela Junta Interventora, vem por meio deste, expor o que segue: Primeiro, externamos nosso profundo pesar pelo óbito do bebê da paciente L. G. R. e expressamos os mais sinceros sentimentos pela perda aos familiares, desejando conforto aos seus corações.
Esclarecemos que, em 08/03/2024, a paciente deu entrada na Maternidade do Complexo Hospitalar da ABC com quadro de febre sem causa definida, e após avaliação do serviço de obstetrícia e a realização de exames complementares, permaneceu internada.
Em paralelo ao cuidado dispensado à mãe, foram realizadas toco cardiografias para a verificação da saúde do feto, no entanto, no dia 12/03/2024, na troca do plantão noturno para o diurno, a equipe constatou a falta de batimentos cardíacos do referido. Posteriormente ao diagnóstico de descolamento de placenta e com a presença de útero sangrativo, a parturiente foi encaminhada para a realização de cesariana pelo médico plantonista, tendo sido constatado o óbito fetal. Ressaltamos que eventuais transferências de pacientes para fora do domicílio de origem acontecem por orientações médicas, e no caso em tela, não houve qualquer motivação pelos profissionais para a solicitação de vaga em outro hospital de referência.
A administração da Santa Casa solicitou esclarecimentos aos médicos que atenderam a paciente, assim como comunicou a Direção Técnica e Clínica para a abertura de eventual procedimento junto à Comissão de Ética. Nada mais, destacamos que o Complexo Hospitalar da ABC é a única instituição hospitalar da região que atende o SUS, sendo referência de atendimento aos municípios de Corumbá, Ladário e cidades fronteiriças da Bolívia e reforçamos nosso compromisso com a saúde de toda a população.