Enfrentamento ao abuso sexual e trabalho infantil é intensificado durante o período carnavalesco
Com foco no enfrentamento à violência sexual e ao trabalho infantil, a Prefeitura de Corumbá, por intermédio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, intensifica ações para sensibilizar a população local sobre os cuidados para com crianças e adolescentes bem como, divulga mecanismos de denúncias das violações de direitos, em especial, do trabalho infantil e a violência sexual, com ênfase na exploração sexual de crianças e adolescentes.
Com o slogan “Durante o Carnaval a Exploração Sexual, o Abuso Sexual e o Trabalho Infantil de Crianças e Adolescentes Aumentam. Mude Sua Atitude. Denuncie. Disque 100” a campanha apresenta telefones locais de instituições que compõem a Rede de Proteção da Infância no nosso município. A prevenção é realizada através de palestras nos CRAS, em Organizações Não Governamentais – OSCs, além de abordagens sociais diárias nos locais de grande circulação e eventos municipais, especialmente no Carnaval.
Estratégias pedagógicas de atuação são primordiais para que as campanhas de sensibilização tenham êxito, sendo assim, no Carnaval, o uso de abanicos, folders, cartazes e outdoors contendo orientações, auxiliam na conscientização de barraqueiros, ambulantes, comerciantes e população em geral. Nesse sentido, a campanha desse ano traz a perspectiva do cuidado com a infância e a adolescência, principalmente, em uma conjuntura que exige nossa atenção para os mais vulneráveis e que estão envolvidos em trabalho infantil, e as violências sexuais. Pois, as festas carnavalescas é a celebração da cultura popular, porém tornam-se também espaços de violações. Assim sendo, convocamos a todos o envolvimento, a participação e principalmente a responsabilidade de compor conosco, o bloco da proteção de crianças e adolescentes, e diante de qualquer suspeita ou efetiva violência, Disque 100 ou 0800 647 4488 do Conselho Tutelar.
Destarte que o trabalho é contínuo e permanente, sendo intensificado durante as festividades, assim, a equipe do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, se fez presente em todas as Rodas de Samba, no FIPEC, nos ensaios das Escolas de Samba e nos blocos oficiais.