Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Faleceu na manhã desta quarta-feira a artista plástica Izulina Gomes Xavier
GERAL
Publicado em 16/11/2022

Faleceu na manhã desta quarta-feira a artista plástica Izulina Gomes Xavier

 

Izulina Xavier (Izu),  faleceu na manhã desta quarta feira em decorrência de uma pneumonia aos 97 anos de idade, ela estava internada em uma clínica particular da cidade. O velório será realizado na casa da artista localizada na rua Cuiabá, a partir das 16 horas.

 

Izulina Gomes Xavier

Nascida no Piauí, em 18/04/1925, Izulina veio morar em Corumbá em 1944, logo após se casar. No município, constituiu família e as raízes profundas formadas na região pantaneira a tornaram um ícone da cultura local e do Mato Grosso do Sul. Sócia fundadora da Academia Corumbaense de Letras marcou presença não apenas na literatura com seis romances, cinco estórias de cordel e um livro infantil publicados, mas ainda no teatro e na pintura.

Izulina Xavier é responsável pela confecção das 72 peças que representam as 14 estações da Via Sacra e também pela estátua do Cristo Rei do Pantanal, com 12 metros de altura. Essas obras estão instaladas no Morro do Cruzeiro, ponto turístico e de realização de eventos religiosos na cidade corumbaense.

Por muitos anos, a artista dedicou-se à conclusão de um conjunto de painéis instalados em um terreno ao lado de sua residência, onde conta a história de Corumbá, desde a chegada do navegador português Aleixo Garcia, em 1543 até o ano de 1899. Os 43 painéis de concreto tornaram-se referência entre arte e história. No município de Três Lagoas se destaca outra obra de Izulina: o Cristo Redentor, com mais de 15 metros de altura e inaugurado em 13 de junho de 1992.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!