Em noite de fortalecimento da cultura e turismo regional, júri elege Garoto e Garota Corumbá
Hellio Rocha Martins de Araújo e Vitória Catarina Dalance Lopes foram eleitos Garota e Garota Corumbá 2022. A escolha foi realizada na noite dessa terça-feira, 20 de setembro, véspera de aniversário de 244 anos da cidade, em uma festa que fortaleceu o turismo e a cultura corumbaense.
Antes do desfile, organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, a Prefeitura lançou oficialmente o Festival Internacional de Pesca Esportiva de Corumbá (FIPEC) 2023. O evento é organizado pela Fundação de Meio Ambiente do Pantanal e está marcado para os dias 3, 4 e 5 de fevereiro do próximo ano.
Para a próxima edição, o FIPEC terá mais vagas para o Campeonato Adulto, que salta para até 450 embarcações, e também para o Campeonato Infantil, que sai de mil para 1.500 vagas. Neste ano o evento distribuiu mais de R$ 150 mil em prêmios e brindes e se destacou pela quantidade de espécies fisgadas e devolvidas ao rio.
Na mesma noite a secretária de Assistência e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, anunciou o Projeto Corumbá do Amanhã – Grêmio Recreativo Escola de Samba Mirim, que vai ensinar aos jovens as técnicas adequadas e o manuseio correto de instrumentos musicais e oferecer oficinas relacionadas aos trabalhos temporários gerados no Carnaval para os pais.
“Nós vamos oportunizar, em todos os nossos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), esse trabalho com essas crianças de oito a dezessete anos. Eles estarão conosco desenvolvendo todo esse trabalho de uma escola de samba mirim. Isso tudo foi pensado com base na nossa cultura, na nossa tradição e para não deixar o nosso Carnaval morrer”, afirmou Amanda.
“Quando foi levado esse projeto ao prefeito Marcelo Iunes, na mesma hora ele abraçou a ideia. O trabalho não vai ser só um ensaio de escola de samba. Teremos uma parte social, muito importante, onde os pais dessas crianças vão poder estar participando. Serão várias oficinas onde o foco vai ser a geração de renda”, prosseguiu a secretária.
Garoto e Garota
Eleita Garota 2022 com 195 pontos, Vitória Lopes agradeceu a todos os envolvidos e toda a produção do Concurso. “Só gratidão, aos demais participantes também que se empenharam para estar hoje aqui”, afirmou a jovem de 22 anos, moradora do bairro Maria Leite, que também agradeceu a família.
“Acredito que vim aqui para autoconhecimento, me colocar à prova e realmente ver o meu potencial, ver que eu poderia estar aqui hoje participando com todos eles. Sou natural de Ladário, moradora do bairro Maria Leite, filha de Alaíde Bernadete de Arruda e de Domingos Araújo Lopes, ex-acadêmica de Educação Física, hoje recepcionista do estúdio Priscila Lopes, com muito orgulho”, completou Vitória.
Já Héllio Araújo contou que participou da última edição, realizada de forma virtual em 2021 e afirmou estar bastante emocionado. “Gostei da sensação de ter participado e esse ano eu vim focado, vim dando o meu máximo para ganhar. Quero agradecer a todo mundo que me apoiou, que me ajudou muito, principalmente à Vitória, que me deu muitas dicas e me ajudou demais”, descreveu.
“Eu moro aqui em Corumbá faz 14 anos. Vim do Rio de Janeiro muito pequeno, com 4 anos de idade. Então eu vivo aqui, me apaixonei pela cidade e me considero corumbaense há muito tempo. Eu gosto é disso, eu gosto é daqui”, completou o jovem de 18 anos, morador do bairro Popular Velha.