Saúde faz ação alusiva ao Setembro Amarelo
Nesta sexta, dia 09 de setembro, a Secretaria de Saúde realizará uma passeata seguido de uma ação na Praça da Independência para chamar a atenção da população para o Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio.
A concentração da passeata será às 7h30, na R: Frei Mariano esquina com a Colombo, a parada final será na Praça da Independência, com aula de yoga, meditação e roda de conversa sobre o tema.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama.
Atendimento em Saúde Mental
A pessoa que está passando por problemas de saúde mental deve procurar a Unidade de Saúde do seu bairro, e poderá ser encaminhada para atendimento no Centro de Especialidades Médicas ou para os Centros de Atenção Psicossocial – Caps.
Os Caps realizam um atendimento especializado, de transtornos mentais graves e persistentes, como depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo etc, e pessoas com quadro de uso nocivo e dependência de substâncias psicoativas.
Por meio de uma equipe multidisciplinar oferecem diversas atividades, tais como: grupos terapêuticos, oficinas diversas – pintura em tela, marcenaria, jardinagem, prendas culinárias, atividades esportivas, passeios em pontos especiais da cidade, atendimento individual, consultas médicas clínicas e psiquiátricas, terapia individual, visitas domiciliares, buscas ativa, reunião de família, reunião e capacitação de equipe.
Todas as ações são planejadas para trabalhar algum aspecto das necessidades ou potencialidades das pessoas.
CAPS II – José Fragelli
Atendimento a adultos para transtornos mentais graves e persistentes.
Tel.: 3907-5094
R: Tenente Melquiades de Jesus, 900, Centro
CAPS AD:
Atendimento para adultos especializado em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas.
Tel.: 3907-5427
R: Cabral 1208, Centro
CAPS I
Atendimento a crianças e adolescentes, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas.
Tel.:3907-5473