Corumbá recebe V Ciclo Estadual de Debate Sobre Práticas dos Conselheiros Tutelares e do CMDCA
Corumbá é a sede do V Ciclo Estadual de Debate Sobre Práticas dos Conselheiros Tutelares e Conselheiros Municipais dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA). O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, em parceria com a Prefeitura, e foi aberto na noite dessa quarta-feira, 10 de agosto, na unidade IV da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
A primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, representou o prefeito Marcelo Iunes na solenidade, que contou também com a presença da secretária estadual da Sedhast, Elisa Cleia Pinheiro Rodrigues Nobre, do juiz da 1ª Vara Cível e do Juizado Especial Adjunto Cível, Maurício Cleber Miglioranzi Santos, do presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Façanha, e da analista do Ministério Público, Suzete dos Santos Bezerra.
“Todos neste importante encontro estão na ponta, atuando na garantia dos direitos de nossas crianças e adolescentes. Teremos aqui representantes de Aquidauana, Miranda, Anastácio e Ladário, trocando experiências e fortalecendo, cada vez mais, nossa rede de atendimento” afirmou Amanda, destacando também a parceria do Judiciário, do Ministério Público e do Governo do Estado no trabalho de preservação e garantia dos direitos da criança e do adolescente.
“Somos uma rede de enfrentamento onde que todos estão preocupamos em atender os vários casos que nos aparecem quase que diariamente, até por sermos uma cidade de fronteira, com um grande trânsito de pessoas”, completou a secretária municipal de Assistência, lembrando que a Prefeitura de Corumbá recentemente aumentou o vencimento dos conselheiros tutelares, uma forma de valorizar a categoria.
“Era uma reivindicação antiga e que o prefeito Marcelo Iunes fez questão de atender. Para encerrar, quero novamente afirmar que durante este Ciclo de Debates serão abordadas as demandas dos conselhos, na busca por informações acerca de suas atribuições, competências que lhes são conferidas e a prática do trabalho diário dos conselheiros tutelares, conselheiros municipais e secretária executiva do CMDCA”, completou Amanda Balancieri Iunes.
Nesta quinta-feira, 11, as atividades acontecem na unidade II da UFMS, das 8h às 11 horas e das 13h30 às 17h30. Na sexta-feira, o evento retorna para a unidade IV, no Porto Geral de Corumbá, das 8h às 12 horas, onde acontece o encerramento do evento.