Encontro discute Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador na macrorregião de Corumbá
Terminou nesta sexta-feira, 05 de agosto, o ‘Encontro Integrado da Vigilância e da Atenção à Saúde na Perspectiva da Saúde do Trabalhador’ . A iniciativa teve como objetivo atingir o conjunto de trabalhadores e gestores do SUS das áreas de vigilância e atenção à saúde primária e especializada e os demais pontos de atenção que compõem a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) da macrorregião de Corumbá.
Aberto na quinta-feira, dia 04, o Encontro permitiu a reflexão em torno das práticas cotidianas à compreensão do trabalho relacionado ao processo saúde-doença e da necessidade do envolvimento de todo o sistema de saúde para garantir o cuidado integral aos trabalhadores tendo como eixo principal a articulação das ações com a vigilância e os Centros de Referência em saúde do Trabalhador e Serviços municipais de Saúde do Trabalhador. A secretária adjunta de Saúde, Mariluce Leão, participou do evento.
A secretária Municipal de Saúde, Beatriz Assad, representou o prefeito Marcelo Iunes na cerimônia que marcou o último dia do evento. “A Vigilância e a Atenção em Saúde caminham juntas. Lado a lado para garantir a vigilância e saúde do trabalhador, disse a secretária que lembrou ter começado a carreira como servidora municipal no Cerest (Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador).
Coordenadora do Cerest, Nely Ramona da Costa Santos, disse ser de “extrema importância a integração da vigilância em saúde com atenção primária. Com nossas atividades se complementando podemos proporcionar saúde integral aos trabalhadores”, afirmou. Durante o Encontro Integrado o técnico Fisioterapeuta, Maximiliano Eduardo Ferreira Santana, apresentou as ações desenvolvidas de 2022 pelo Cerest.
Representando o Governo do Estado, a coordenadora da Coordenadoria Estadual de Vigilância em Saúde do Trabalhador (CVIST) e Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Maria Madalena Xavier de Almeida, ressaltou que o Encontro Integrado potencializa a importância da Vigilância em Saúde. “Deixa em destaque a importância da Vigilância de Saúde em todas as áreas da sociedade, como suporte, como apoio, como referência. O que nós temos que fazer é trabalhar para que o trabalho não seja um motivo de adoecer das pessoas”.
A enfermeira Marília Carvalho da Silva, consultora técnica na Coordenação geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, apresentou a palestra que abordou o tema “Desafios e perspectivas da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador em 20 anos”. Ela disse ser de importância fundamental o fato de “Secretarias municipais de Saúde terem a frente profissionais com especialização em Saúde do Trabalhador ou que, pelo menos, já tenham passado pelo Cerest”.