Curso de Libras qualifica servidores municipais e garante inclusão no atendimento à população
Garantir que o atendimento seja qualificado, com melhor compreensão entre surdos e ouvintes, permitindo que a comunicação se torne possível e promova, cotidianamente a inclusão no acesso ao serviço público. Com este princípio a Prefeitura de Corumbá promove cursos de qualificação e capacitação em curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os servidores do Município.
Promovidos pela Escola de Governo (EGOV), os cursos de Libras – níveis básico e intermediário – atenderam nos meses de abril e maio servidores lotados nas secretarias de Saúde, Educação e de Assistência Social e Cidadania. Novas turmas terão início em agosto.
A qualificação dos servidores em Libras segue orientação do prefeito Marcelo Iunes para que o Executivo Municipal trabalhe políticas públicas de inclusão, em todos os níveis, para combater qualquer tipo de desigualdade, exclusão ou restrição. E, garantir a todos o fácil acesso aos serviços oferecidos pelo Poder Público.
A pedagoga especialista em Libras, professora Lilia Giovana da Silva Cabrera, é a responsável pelas aulas do curso. “Atender ao público surdo, sempre foi um desafio para os servidores. Muitas vezes, vivenciando até constrangimento por não ter comunicação na Língua Brasileira de Sinais. Estamos capacitando nossos servidores para oferecermos um atendimento inclusivo e de qualidade”, disse a especialista com Docência em Libras, Psicopedagogia e Educação Especial. A superintendente da Escola de Governo da Prefeitura, Romy de Vasconcelos Canto Rupp, destacou que a EGOV preza por capacitar os servidores para promover inclusão no ambiente do serviço público municipal.
Já qualificados e com relativo domínio da Língua Brasileira de Sinais, os servidores demonstraram, através de mensagens em redes sociais destinadas à EGOV, a importância da qualificação em Libras no cotidiano profissional e até para a vida pessoal. Confira trechos de algumas festas mensagens que atestam o sucesso do curso oferecido pela Prefeitura.