Campanha Maio amarelo quer conscientizar para o crescente número de motoristas ao celular
Dados do Detran-MS apontam que, de janeiro a abril deste ano, o número de autuações por conta da utilização do celular ao volante, já é 35,7% maior do que o mesmo período do ano passado, o que representa motivo de grande preocupação para as autoridades em trânsito.
Os números revelam ainda que, o número de casos é muito maior na Capital do que nas cidades do interior. Enquanto os municípios juntos contabilizam 5.365 infrações no período de janeiro a abril deste ano, a Capital é campeã com 6.052 casos.
Por isso, a campanha deste ano, do Maio Amarelo, mais uma vez busca proteger a vida no trânsito por meio da conscientização.
Na programação da campanha palestras em empresas e em escolas de ensino fundamental, para alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) com foco no comportamento de motociclistas, com parceria de uma concessionária de motocicletas. Também haverá abordagens educativas em vias estaduais e experiências com óculos simuladores de embriaguez nos dias 8, 15 e 22 durante o projeto Amigos do Parque, no Parque dos Poderes.
No dia 18, o Secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro estará na Capital para o Encontro Regional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito, etapa Centro Oeste, que segue nos dias 19 e 20.
De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o uso do aparelho celular enquanto dirige é proibido e a infração é considerada gravíssima, com multa de R$ 293.47 e aplicação de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Katiuscia Fernandes - Subcom