Projeto homenageia descendentes de indígenas e mostra contribuição de etnias para a formação da sociedade
Os saberes ancestrais das etnias indígenas de nossa região foram o foco de projeto trabalhado com alunos da Escola Municipal Izabel Côrrea de Oliveira, situada no bairro Popular Nova. Coordenado pela professora Rosiane Ruth de Albuquerque, o projeto “Povos Indígenas do MS: Compartilhando Saberes”, promoveu um evento na manhã da última quarta-feira, 27 de abril, com a presença de personalidades de ascendência indígena, exposições pedagógica e de artesanato.
Editor regional da TV Morena Corumbá, o jornalista Aguinaldo Soares, foi um dos homenageados. “Fiquei bastante emocionado em ser homenageado ainda mais ao lado do Cacique Severo, dona Dalva, professor Anísio, porque são pessoas que há anos lutam pelo reconhecimento da identidade dos povos indígenas do Pantanal. A escola Izabel Corrêa está de parabéns por inserir esse tema tão importante nas atividades”, declarou o jornalista que, assim como os demais convidados que relataram suas vivências, é de descendência indígena.
“Cada um trouxe um pouco de experiências a fim de compartilhar saberes com nossos alunos. Quebrar o estereótipo do “Dia do Índio ” é muito importante para possamos romper de vez com o preconceito e desta forma resgatar e valorizar os povos indígenas e seu legado cultura na formação do nosso país”, avaliou a professora.
O evento “Povos Indígenas do MS: Compartilhando Saberes” foi concebido dentro do tange à lei 11.645/2008 que versa sobre diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “história e cultura Afro-brasileira e indígena”.
“A valorização da cultura indígena, de certa forma, é também fazer um resgate da identidade cultural dos nossos alunos. O momento foi único porque ultrapassou a aprendizagem dos livros didáticos, as atividades que desenvolvemos no decorrer do projeto como: pesquisas, exibição de vídeos que contribuíram para que nossos alunos ganhassem mais conhecimentos a respeito dessa cultura tão rica que está presente no nosso dia-a-dia. O projeto potencializa o protagonismo dos povos originários e o combate qualquer tipo de preconceito ou discriminação”, disse Rosiane.
Além do jornalista Aguinaldo Soares, foram homenageados: o professor Anísio Guató, cacique Severo Ferreira, Dalva Maria de Souza, o professor Lourival Monteiro de Moraes e a artesã, Catarina Guató.