No Dia do Exército, prefeito é condecorado com ‘Moeda Comemorativa ao Centenário da 18ª Brigada’
“O Exército Brasileiro é um grande parceiro da Prefeitura e, nós, estamos sempre à disposição para apoiá-lo. O Exército é uma instituição que gera empregos na cidade, e além de atuar na segurança nacional, garante também a segurança do município de Corumbá aqui na fronteira. Torcemos para que o Batalhão de Comunicação seja instalado brevemente, a área foi doada pela Prefeitura e tenho certeza que, com isso, vai gerar mais emprego em Corumbá. Aproveito para agradecer ao general Santos pela homenagem com a Moeda do Centenário da 18ª Brigada”, ressaltou o prefeito Marcelo Iunes.
Comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, o general de brigada José Luís Araújo dos Santos agradeceu ao prefeito pelo apoio aos militares do Exército Brasileiro. Agradeço, em nome da Brigada, ao nosso prefeito Marcelo Iunes pela hospitalidade e a fraternidade com que a população de Corumbá nos recebe e, pelo tratamento cordial aos nossos militares. Agradeço o respeito e a confiança que o município tem com nossos militares, famílias e instituição”, finalizou o general.
Os secretários Luiz Antônio da Silva (Governo) e César Freitas Duarte (Segurança Pública e Defesa Social) também prestigiaram a solenidade realizada no quartel do 17° Batalhão de Fronteira.
A criação da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira
A 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira teve a sua criação em 1921, com a denominação de Brigada Mista, com sede em Campo Grande (MS) e, depois, em Aquidauana (MS). Dela originou-se a 2ª Brigada Mista, em 12 de junho de 1946, instalada, finalmente, em solo corumbaense. Em 18 de dezembro de 1985, a 2ª Brigada Mista deixa seu antigo nome, passando a chamar-se 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, mantida a denominação histórica de “Brigada Ricardo Franco”.
A Brigada Ricardo Franco é responsável pela segurança de mais de 169 mil quilômetros quadrados do território de Mato Grosso do Sul, aproximadamente 50% do estado, e por 822 quilômetros de faixa de fronteira do Brasil com o Paraguai e Bolívia. Atualmente, é composta pelo 17º Batalhão de Fronteira, 47º Batalhão de Infantaria, 2ª Companhia de Fronteira, Companhia de Comando, 18ª Companhia de Comunicações e pelo 18º Pelotão de Polícia do Exército. Em 100 anos de história, a 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira reconhece sua importância e reafirma sua missão de defesa e preservação da fronteira Oeste.