Tatau e Chiclete com Banana são atrações do Carnaval de Corumbá 2022
O Carnaval de Corumbá terá duas atrações nacionais em 2022. O cantor Tatau se apresenta na Praça Generoso Ponce na quarta-feira, dia 20, logo após o tradicional Desfile de Fantasias, que este ano acontece na avenida General Rondon, com entrada gratuita. No dia 24, domingo, a animação fica por conta da banda Chiclete com Banana. Fechando a folia pantaneira, o grupo faz seu show após do Desfile Cultural.
Nascido em Salvador, Tatau começou a cantar ainda pequeno aos 14 anos e compondo músicas aos 16. Ainda trabalhou como percussionista. Participou de um festival, promovido pelo grupo Olodum, na qual saiu vencedor com a música de sua autoria, “Protesto do Olodum”, esta que serviria para ser o sucesso mais conhecido do Olodum.
Aos 18 anos, iniciou-se a sua carreira profissional ao integrar a banda Araketu (que estava em processo de formação), na qual começaria a lançar grandes sucessos como “Araketu é Bom Demais”; “Ô Meu Pai”; “Araketu é Dez”; “Festa na Cidade”; “Pipoca” e “Mal Acostumada”. Além de compor músicas como “Futuro Prometido”, “Ainda Existe Amor Em Nós” e “O que Tinha que Dar” (ambos sendo gravadas pelo grupo Sorriso Maroto); “Balanço do Camaleão” (gravado pelo Chiclete com Banana); “Hora Agá” (gravado por Ivete Sangalo, na época em que estava na Banda Eva); “Loirinha” (gravado pelo grupo É o Tchan!); “Sonho Real” (gravado por Vavá, na época em que estava no grupo Karametade), dentre outros.
Em 1994, recebeu o prêmio de “Cantor Revelação” e em 2008, Tatau anunciou sua saída da banda Araketu para seguir carreira solo.
Já a banda Chiclete com Banana originou-se de um conjunto de baile chamado Scorpius, que se apresentava em festas de formatura. O grupo tocava em inglês músicas de astros estrangeiros como Rod Stewart, Paul McCartney, e Elton John. Desse grupo já faziam parte Bell (à época tecladista), Rey (à época guitarrista), Missinho, Rubinho Gramacho, Waltinho Magarão (à época baterista), Wadinho (à época guitarrista). Denny e Cacik Jonne se juntaram mais tarde aos demais integrantes.[carece de fontes]
Em 1979 Bell sugere ao grupo tocarem em trio elétrico. Naquele ano foram contratados pelo bloco Traz os Montes para tocarem na pascoa. No ano seguinte, o engenheiro de som Wilson Silva (irmão de Bell e Wadinho) sugeriu e pôs em prática uma ideia revolucionária de fechar toda a lateral do Trio com caixas de som e usar equipamentos de potência transistorizada, passando todos os músicos a tocarem na parte superior do trio, causando assim, na época, grande diferença dentre os demais, já que nesses a percussão localizava-se nas laterais inferiores e somente os músicos de corda permaneciam na parte superior. Esta foi a maior revolução do trio elétrico na década de 80.
No dia 10 de setembro de 2013, o vocalista Bell Marques anuncia sua saída da banda através de um vídeo postado em sua conta no youtube e causa alvoroço entre seus fãs. Desgastes internos e divergências de opinião teriam sido o motivo de seu desligamento. Atualmente a banda é composta por Deny, Khill, Waltinho, Shanon e Wado Marques.