Valorizando as mulheres, projeto ELA contempla alunos da Reme
Com foco na valorização da mulher na sociedade atual e a cultura de paz contra a violência, o Projeto Ela envolveu alunos da Rede Municipal de Ensino de Corumbá que mostraram em forma de desenhos e textos aquilo que desejam para o público feminino.
Promovido pelo Conselho Municipal da Mulher, o projeto recebeu quase 60 inscrições em 03 categorias, conforme o nível de ensino, incluindo Fundamental I, Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos.
As produções foram avaliadas por uma comissão que classificou as cinco melhores delas, que foram premiadas em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, 31 de março, no Tribunal do Júri da Comarca de Corumbá.
“O projeto é extremamente significativo, pois evidencia esse tema importante. A mulher já sabe seu papel dentro da sociedade, já consegue contemplar diversos setores e segmentos, ações dentro da sua vida nesse papel transformador que ela possui. Hoje em dia, sabendo da importância do nosso papel, temos que buscar o respeito. Talvez, a minha geração não veja esse mundo totalmente transformado e favorável à mulher, mas nós estamos aqui plantando essa sementinha”, disse a secretária adjunta de Educação de Corumbá, Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum.
Entre as produções contempladas, o exemplo de uma mulher que superou um relacionamento abusivo. A aluna Jobelvane Martins Paes, da escola Clío Proença, onde cursa o Ensino de Jovens e Adultos, retomou as rédeas de sua vida e frequentar o ambiente escolar foi uma das conquistas.
“Eu mesma tinha um relacionamento conturbado, mesmo assim convivi durante três anos. Quando foi um belo dia, me olhei no espelho e disse a mim mesma: “Não quero mais essa vida! Tenho que ter amor próprio, gostar mais de mim. Procurei a Lei Maria da Penha e tudo se resolveu. Mas não foi fácil!”, relatou.
A presidente do Conselho da Mulher de Corumbá, Arlene Ignez Carvalho da Costa, ressaltou a qualidade das produções dos estudantes. Ela contou que a entidade já estuda novas ações similares para agosto, mês emblemático de combate à violência contra a mulher.
Confira os vencedores por categoria:
Desenho (Nível I – 1º aos 3º anos)
Helena Agiar Fontes – E.M. Luiz Feitosa Rodrigues
Daniel Escolar Calle – E.M. Luiz Feitosa Rodrigues
Gloria Nicole Guasde Cholia – E.M. Rachid Bardauil
Kamyla Argullo de Arruda – E.M. Carlos Cárcano
Lorhayne Helena Correa da Silva – E.M. Luiz Fernando de Barros
Frase (Nível II – 4º aos 5º anos)
Heloise Helena Arruda da Silva – E.M. Izabel Côrrea de Oliveira
Wallace Santos Arruda – E.M. Luiz Feitosa Rodrigues
Samuel Rôa Brito – E.M. CAIC Padre Ernesto Sassida
Kevellyn Rosa Alves de Mello – E.M. Carlos Cárcano
Rita Emanuelly Holanda Pinheiro – E.M. Tilma Fernandes Veiga
Redação (Nível III – 6º aos 9º anos)
Mariane Martins Plizzari – E.M. Monte Azul
Jamilly Alves de Lima – E.M. Monte Azul
Antonia Andrade Batisti de Oliveira – E.M. Cyríaco Félix de Toledo
Felipe Agaya do Amaral – E.M. Cássio Leite de Barros
Maureen Maria da Silva C. Cabral – E.M. Pedro Paulo de Medeiros
Redação (Educação de Jovens e Adultos)
Jobelvane Martins Paes – E.M. Clío Proença
Jusley da Silva Martins – E.M. Clío Proença
Júlia Lara Bezerra – E.M. Izabel Côrrea de Oliveira
Rayffa Kemmilli Lopes Brachim – E.M. Ângela Maria Perez
Keize Aparecida da Silva Diniz – E.M. Pedro Paulo de Medeiros